quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vinte erros mais comuns (Parte IV)

(última parte da publicação)



ERRO # 16: Mostrar a todos "quem é que manda"
Muitas vezes um gerente de projeto se vê como o "presidente" do projeto. Por um lado isso não é necessariamente ruim, embora os gerentes de projeto devessem ter a percepção que o nome do cargo é apenas um título e com pouca autoridade real. O gerenciamento de projetos é frequentemente descrito como a liderança sem autoridade.
Um gerente de projeto que tenta mostrar que ele tem total poder sobre o projeto pode alienar os membros da equipe, especialmente aqueles que entendem alguma coisa de gestão de projectos. Às vezes, os membros da equipe deixarão o gerente do projeto acreditam que ele tem a autoridade e, em seguida, o usarão para descarregar toda e qualquer decisão do projeto, lançando sobre o gerente toda a responsabilidade por uma possível decisão equivocada.


ERRO # 17: Não se interessa em conhecer sua equipe
Pessoas que trabalham em equipes de projeto, principalmente se organizadas em uma estrutura matricial, sabem que têm um retorno garantido para a sua área funcional original depois que o projeto for concluído.
Os gerentes de projeto sabem isso tão bem, que cometem o erro de não achar que seja necessário conhecer sua equipe, uma vez que não teria mais contato com estes após a conclusão do projeto.
O gerenciamento de projetos é um esforço em equipe. Se o gerente não conhecer a equipe, então seus membros não poderão se sentir como se fossem parte desta. sabe-se que uma equipe pode promover melhor comunicação, cooperação, trabalho e confiança.
E se você não acredita que isso é importante, tente gerir um projeto de forma indiferente e veja o que acontece.


ERRO # 18: Não isolar a equipe das questões políticas do projeto
Fatores ambientais da empresa, especialmente aqueles de origem política, não devem afetar o desempenho da equipe. Cabe ao gerente de projeto e ao patrocinador isolar a equipe destes fatores.
Questões políticas podem fazer com que os membros da equipe percam seu senso de direção sobre o projeto e o desempenho será reduzido. Além disso, os membros da equipe que não são politicamente astutos podem envolver-se em áreas onde eles têm conhecimento limitado, o que pioraria a situação.


ERRO # 19: Não querer dizer "Não"
A palavra "não" poderia muito bem ser a palavra mais importante no vocabulário de um gerente de projeto. Tanto para tratar as relações com o cliente, como da equipe.
Após o go-live do projeto, os clientes (muitas vezes) tentam convencer o gerente a aceitar mudanças no escopo sem custo, a fim de manter o cliente satisfeito. Isso pode levar a conseqüências desastrosas...
Outra razão para dizer não é quando os membros da equipe reclamam que estão sobrecarregados de trabalho e tentar transferir parte desta carga para o próprio gerente. Embora seja verdade que os gerentes de projeto são, ao mesmo tempo, gestores e executores, eles devem conhecer suas próprias limitações.


ERRO # 20: Selecionando corretamente o campo de batalha
Para ser bom em fazer guerra, é preciso saber quando atacar, quando defender e quando sair em retirada, a fim de lutar novamente. Os gerentes de projeto inexperientes tendem a não entender corretamente quando lutar e quando desistir. Em vez disso, eles acabam lutando batalhas que deveriam ser combatidas por outros, ou por todos. Os gerentes de projeto deve saber se o campo de batalha é bom para eles.




NOTA:
Obviamente, esta lista não é exclusiva. No entanto, ele fornece algumas orientações sobre o tipo de problemas que os gerentes de projeto devem entender. Estes erros podem ser corrigidos e, assim, economizar tempo e dinheiro.


----------------------------------------------------------------------------------------------
Dr. Harold Kerzner (Ph.D., MS, Engenharia, MBA) é Senior Executive Director do International Institute for Learning, Inc., e professor de Sistemas de Gestão de Baldwin-Wallace College. Ele é um especialista nas áreas de gerenciamento de projetos, gestão da qualidade total e planejamento estratégico. Dr. Kerzner é o autor de livros best-seller, incluindo o Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica do Planejamento, Programação e Controle, agora em sua nona edição.

Nenhum comentário: