quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vinte erros mais comuns (Parte III)

(terceira parte do assunto)



ERRO # 11: Ignorando problema
Ignorar os problemas é semelhante ao erro anterior de não querer pedir ajuda. No entanto, ignorar um problema também pode parecer (para o cliente) que o gerente do projeto poderia tê-lo resolvido e não deu a devida importância. Assim, o problema logo se materializará.
Os problemas não vão embora. Em vez disso, eles aumentam de tamanho e as possibilidades de realizar uma solução pode diminuir, aumentando significativamente os riscos. Saber de um problema e não tomar nenhuma ação resolutiva pode ser visto como um "beijo da morte" pelo patrocinador e até mesmo se tornar o objeto de rescisão do projeto.


ERRO # 12: Acreditar em salvadores e milagres
Talvez a razão mais comum para não pedir ajuda ou ignorar o problema é que o gerente do projeto está à procura de um salvador ou de um milagre para resolver o problema. Ainda que os milagres possam ocorrer, tais como um rápido e repentino avanço técnico, as chances de isso acontecer são muito, muito baixas.

Os gerentes de projeto precisam desenvolver, logo no início do projeto, uma estratégia para lidar com os problemas. A esperança não é uma estratégia. Pelo contrário, é uma forma distorcida de racionalização para evitar um problema.


ERRO # 13: Prometer recompensas
Os gerentes de projeto inexperientes, muitas vezes, fazem promessas de recompensas, mesmo sabendo que eles não têm muita responsabilidade sobre os salários e vencimentos. No
entanto, acreditam que esta é uma forma eficaz de motivar a equipe. Os gerentes de projeto não podem fazer promessas de promoção, horas extras, gratificações, trabalhos futuros trabalhos e outras questões, mas persistem em fazê-lo.
Os membros mais experientes da equipe sabem o que um gerente de projeto pode e o que não pode prometer ou cumprir. O resultado é uma equipe desmoralizada, com pouca confiança no seu  gerente. Estes mesmos profissionais, também podem se recusar a trabalhar para este gerente do projeto no futuro.


ERRO # 14: Não ver dependências entre projetos
Os gerentes de projeto inexperientes muitas vezes ficam tão encantados com seus projeto que eles não conseguem ver mais nada à sua volta. O resultado é que eles acabam tomando decisões que são as melhores para o seu projeto, sem se importar com o todo.
Os gerentes de projeto devem estar dispostos a negociar suas decisões levando em conta a necessidade da empresa, e não apenas as do projeto, e isso requer uma compreensão das dependências entre os projetos e as atividades em curso. 
Lutando pelos melhores recursos da empresa não pode ser uma boa decisão, se esta for levada apenas pelas necessidades do seu projeto, principalmente se o seu projeto tiver uma prioridade muito baixa em comparação com outros projetos da empresa.


ERRO # 15: Não informar o cliente que estão errados
Acreditar que o cliente tem sempre razão não é necessariamente a postura mais correta em gerenciamento de projetos. Embora os gerentes de projeto pretendem apaziguar os clientes, eles  devem estar dispostos a dizer: "Sua decisão ou idéia está errada".
Isto é particularmente verdadeiro quando os clientes solicitam alterações no escopo, ou simplesmente mudar o rumo do projecto, sem compreender totalmente suas ramificações. Algumas pessoas acreditam que a palavra mais importante no vocabulário de um gerente de projeto é "não".


(última parte na próxima semana)

Nenhum comentário: