sexta-feira, 21 de agosto de 2009

5) Como usar os perfis de companhias do LinkedIn para busca de oportunidades de trabalho e para networking

As páginas de perfis empresariais do LinkedIn podem ajuda-lo a ficar antenado com as idas e vindas das empresas, relações executivas, fatos chave de negócios, e muito mais. Aqui mostraremos como procurar e utilizar os Perfis Empresariais do LinkedIn a seu favor.

Assim como a crise torna muitos trabalhadores de todos os setores “buscadores de empregos”, muitos usuários do LinkedIn, a rede social para profissionais, começou a examinar os serviços gratuitos de perfis das empresas buscando aqueles profissionais que recentemente entraram (ou saíram) das organizações, preparam-se para entrevistas e aprendem sobre que habilidades alguns empregadores em particular valorizam em possíveis candidatos às vagas.
Desde que os Perfis de Companhias do LinkedIn foi lançado a mais ou menos um ano, mais de 160.000 companhias criaram seus perfis. Se você está procurando emprego na economia sufocante de hoje em dia, os
Perfis de Companhias do LinkedIn podem ajuda-lo a conhecer melhor essas empresas de uma maneira mais profunda, de acordo com especialistas em carreira que analisaram o serviço. Outro bônus: uma análise cuidadosa dos contatos do LinkedIn que se cadastraram recentemente (ou trabalharam em) uma companhia pode ajuda-lo a determinar se a empresa seria uma boa oportunidade, comparando-se suas próprias qualidades àquelas dos candidatos contratados.
Após utilizar os serviços e conversar com especialistas, criamos um guia rápido baseado nos Perfis de Companhias do LinkedIn e ele mostrará como poderá começar a utilizar esse recurso imediatamente para encontrar um emprego ou networking.


COMO ACESSAR OS PERFIS DAS EMPRESAS NO LINKEDIN
1. Entre na sua conta do LinkedIn
.
2. Clique em “Companhias”, localizado no alto/centro da sua página do LinkedIn, do lado direito do popular link de “Respostas”.
3. Quando a página de Companhias for carregada, digite o “nome da companhia” (exemplo: “GE” ou “Microsoft”) no campo de buscas. Nos resultados da busca, ao lado da companhia que procura, você verá um número dentro de parênteses, tal como (41), que indicará que há 41 ofertas de emprego disponíveis para aquela empresa.
4. Uma vez que você esteja na página da empresa, olhe para a coluna da direita para a seção de “empregos” e veja se há alguma oportunidade disponível.


Interessado em uma empresa? Veja com quem você está conectado para chegar até ela.
Uma das ferramentas mais úteis das páginas das companhias no LinkedIn: elas listam os seus contatos do LinkedIn (conhecidos como “conexões”) que trabalham em uma empresa em particular. Essa lista inclui suas conexões em primeiro grau (seus contatos imediatos no LinkedIn), segundo grau (amigos de seus amigos), e as de terceiro grau (amigos dos amigos de seus amigos).
“A ferramenta realmente pode ajudá-lo a encontrar seu caminho para entrar na rede”, dia Jason Alba, CEO da Jibberjobber.com, uma empresa de gestão de carreiras, e autor do livro “I’m on LinkedIn – Now What? (Estou no LinkedIn – e agora?)”. “Mesmo que alguém esteja a apenas duas conexões de distancia, ela coloca a informação bem na ponta de seus dedos, e você pode agir sobre ela conectando-se com essas pessoas diretamente e questionando sobre a empresa.”

As Páginas de Perfis das Companhias do LinkedIn mostram suas “conexões” com quem trabalha naquela empresa. Acima vemos alguns contatos da Microsoft.


De uma olhada nos “sobe e desce” das empresas
O website de uma empresa não tem exatamente a finalidade de divulgar os nomes de todos os contratados ou daqueles que deixaram a organização. Mas felizmente para as páginas dos Perfis das Companhias do LinkedIn, os usuários o deixarão informado.
“O valor real do LinkedIn é que ele é uma base de dados auto-atualizada”, diz Phil Rosenberg, presidente da reCarreered (uma consultoria de carreiras). “Você pode ver quem está chegando, e isso poderá ajuda-lo a descobrir que perfis de candidatos a empresa está procurando para contratar”.
Rosenberg nota que um Perfil de Empresa no LinkedIn mostra a lista de novos contratados (e links para seus perfis públicos). Essa informação é puramente direcionada pelo usuário, presumindo-se que um empregado que consegue um novo emprego atualizará seu perfil afim de refletir essa mudança. Essa mudança no perfil do usuário se comunicará com o Perfil da Empresa no LinkedIn.
“Olhando-se para seus antecedentes poderá lhe fornecer algumas dicas e pistas sobre como as potenciais estratégias da empresa são,” diz Rosenberg. “Ele também mostra como a empresa está tentando lidar com os problemas específicos de seu negócio”.
LinkedIn também mostrará as mudanças e promoções que ocorreram na empresa internamente. Isso poderia ser algo trivial como uma mera mudança de título, mas também pode ser uma grande promoção ou mudança entre departamentos.
A seção dos antigos empregados não dá uma pista cronológica sobre quando eles deixaram a empresa. Se você quiser buscar essa informação, deverá clicar no perfil desse usuário e verificar se a informação existe em seu perfil público. Há um outro lado dessa funcionalidade, se pensarmos que muitas das pessoas listadas podem estar na sua lista de contatos ou conexões em 1º, 2º ou 3º graus.
“Você pode usar essa informação para entender muitas coisas”, diz Rosenberg. “Você pode recorrer a esses contatos para entender a cultura da empresa, ou talvez quem o entrevistasse se você fosse escolhido como candidato a uma vaga. Isso é uma excelente maneira de aprender por trás das cenas sobre alguns assuntos, assim você poderá causar uma boa impressão.”


Vá para escola na companhia de sua escolha
Os Perfis de Empresas do LinkedIn tem funcionalidade conveniente: as estatísticas chave da empresa apanhadas pelo “Capital IQ” da Standard and Poor’s. Do lado inferior direito da página do perfil da empresa, busque por uma lista de dados vitais tais como receita, principais escritórios (e suas localizações geográficas), tamanho aproximado da empresa (em número de empregados) e principais concorrentes. Essa última categoria poderá estimular novas idéias para busca de empregos.

Acima vemos as estatísticas chave da Microsoft em seu perfil no LinkedIn.

Esses dados mostram que o LinkedIn tem interesse em tornar os perfis das empresas um produto competitivo para serviços, tal como dizem os especialistas da Hoover’s*. De fato, quando você considera os outros componentes sociais dos perfis das empresas presentes no LinkedIn (mencionados acima), provavelmente isso trará muito mais valor agregado ao usuário do que o Hoover’s.
“Acho que o LinkedIn poderá tornar o Hoover’s obsoleto com o tempo”, diz Alba. “Se você está procurando um emprego e está se preparando para uma entrevista, o LinkedIn está lhe dando uma quantidade significativa de informações, podendo tornar desnecessário busca-las no Google”.

* Hoover’s é um serviço online que fornece informações detalhadas sobre companhias, relatórios de negócios e perfis industriais (http://www.hoovers.com).

*******

http://www.cio.com/article/495098/LinkedIn_Bible_Everything_You_Need_to_Know_About_the_Social_Network_for_Professionals_?source=CIONLE_nlt_insider_2009-06-17 - stories by C.G. Lynch © 2008 CXO Media Inc.

Nenhum comentário: