sexta-feira, 14 de agosto de 2009

4) LinkedIn: Quantas conexões são um exagero?

Quando a conversa chega ao ponto das conexões no Linkedin, algumas pessoas dizem que quanto mais, melhor, e criam redes enormes. Mas essa questão tem levantado alguns debates, já que algumas pessoas de dentro da Linkedin acreditam que isso é uma estratégia arriscada. Aqui vão 03 boas razões para ter cuidado com ter muitas conexões no Linkedin.

Como usuário do Linkedin, a qualidade de suas conexões terá mais importante, de uma forma geral, que a quantidade. Esse é o argumento defendido pelo principal porta-voz da empresa, Krista Canfield, que conversou com a CIO.com durante a entrevista para o artigo que tratou sobre usuários que decidem se conectar com o maior número de contatos possível utilizando os serviços do Linkedin.
Por exemplo, uma pessoa a qual pesquisamos o perfil tem algo em torno de 8000 conexões. Em geral, juntar tantos contatos pode ser arriscado, diz Canfield.
Quanto mais diretamente você manteve contato com alguém, mais forte será a conexão, tornando o “Rolodex” (dispositivo rotativo utilizado para armazenar cartões de visita. Trata-se de junção das palavras “rolo + índice) que você construir no Linkedin mais útil para você e para seus contatos, argumenta Canfield.
Se o modus operandi de sua rede de contatos é dizer sim às solicitações de conexão do Linkedin sem muita preocupação, considere os 03 pontos a seguir como razoes pelas quais você deveria ser mais seletivo sobre suas conexões.

1. Você não deseja apresentar conexões
Geralmente, o meio para se conectar com alguém no Linkedin é ser apresentado através de uma de suas conexões. Como isso acontece: se você encontra alguém em uma companhia com a qual deseja manter contato, você pode ser apresentado através de uma de suas conexões que já estiver conectada a essa pessoa. Quando isso acontece, a pessoa que tenta apresenta-lo geralmente o faz através de uma mensagem a pessoa com a qual você está tentando se conectar.
Dessa forma, se sua rede de contatos está repleta de pessoas que você não conhece bem, você frequentemente pedirá por apresentações a pessoas as quais não farão boas notas de recomendação a seu respeito – tornando a probabilidade de conexão com o contato pretendido muito baixa. E como diz o velho ditado, você não terá uma segunda chance de dar uma primeira impressão.
“Se uma pessoa é sua ponte, ela vai desejar confiar em você ou conhece-lo antes de te recomendar (na apresentação)”, diz Canfield.

2. Conexões através do Linkedin. Seu “Rolodex” definirá você.
Graças aos parâmetros default do Linkedin, quando você se conecta com alguém, aquela pessoa será capaz de visualizar sua lista de contatos. (Você pode, entretanto, “esconde-los” modificando os parâmetros de sua conta). Mas assumindo que você deseje que seus contatos fiquem visíveis, se você não os esconder, dará a possibilidade de alguém com quem você está conectado (tal como um chefe ou colega) ver contatos que podem lhe trazer descrédito presentes em sua lista.
O que você realmente conhece sobre aquele amigo do seu contato que você fez naquela Feira? Se a resposta for “quase nada”, reconsidere a conexão.
Outra razão para tomar cuidado: você corre o risco de disponibilizar aqueles contatos confiáveis para que sejam contatados por pessoas as quais você não conhece direito.
“Sua lista de contatos é um reflexo de quem você é como profissional”, diz Canfield. “Estar conectado com alguém que você não conhece não lhe dará credibilidade junto aquelas pessoas que você realmente conhece e esta conectado com.”

3. Quando estiver procurando uma oportunidade de trabalho, conexões significativas farão a diferença.
Talvez você nunca precise tanto do Linkedin do que quando estiver procurando um emprego. Quanto mais significativas forem as conexões que você fizer, melhores as chances de que aquelas pessoas irão garantir seu perfil quando você estiver tentando contato com potenciais empregadores.
“Especialmente em uma economia como esta, você quer ter uma rede forte e segura com conexões que tenham interesse no que você está fazendo”, diz Canfield. “Se você perder seu emprego amanhã, será que essas pessoas vão querer te ajudar?”

*********
http://www.cio.com/article/495098/LinkedIn_Bible_Everything_You_Need_to_Know_About_the_Social_Network_for_Professionals_?source=CIONLE_nlt_insider_2009-06-17 - stories by C.G. Lynch © 2008 CXO Media Inc.

Um comentário:

Fabiano Sanches disse...

O LinkedIn é uma ferramenta bastante útil, em termos profissionais, desde que bem utilizada.
As dicas são muito boas e irei rever meu perfil agora mesmo!