quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Go Horse" for Project Management

link original: http://aticomoelae.blogspot.com/2011/01/em-tempo-12-go-horse-solucao.html


É comum nas grandes empresas a adoção do conjunto de práticas do PMI para gerencia de seus projetos. O guia PMBOK, ou Project Management Body of Knowledge esta aí na sua versão 4 e detalha, passo a passo, o que deve-se fazer para uma boa gerencia de um projeto. 
O único detalhe... É difícil faze-lo funcionar na nossa realidade!




Todos nós conhecemos e é comum em grandes - pequenas, médias, etc... - empresas a alta taxa de projetos com falha, na TI então... nem se fala.Algumas pesquisas* mostram que mais de 60% não entregam o escopo definido, extrapolam seus custos e não cumprem seus cronogramas. Isso não é nenhuma novidade, mas nem por isso as corporações deixam de criar seus PMOs, desenvolver metodologias e manuais e obrigar suas equipes, quase sempre pouco qualificadas, a formalidade e a exatidão do PMBOK. Inevitavelmente, a união de todos estes fatores levam os projetos ao fracasso ou aquela percepção de que "poderia ter sido melhor"...


Mas... vem que aparece o Go Horse. Esse sim, largamente utilizado nas empresas. O interessante desta 'metodologia' é que na maioria das vezes nem seus executores percebem que a utilizam.
 
Qualidade??? Para o Go Horse, qualidade é simples: tem que fazer direito a porra do trabalho!



Pesquisando... identifiquei que este assunto não é nada novo, escritos antigos e depoimentos de programadores Fortram aposentados mostram que desde a criação do PMI e da Informática como conhecemos, o Go Horse já era utilizado com sucesso. 


Mas meus amigos, o objetivo daqui é somente introduzir o assunto e induzir o estudo. Por isso não vou escrever parágrafos ou mais opiniões sobre o GH. "Realmente Funciona!!!!"

Nenhum comentário: