quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As 10 Habilidades Chave da Próxima Geração de Gerentes de Projeto - Parte 2/2

Dada a forma como o papel do gerente de projeto vem evoluindo e a sua natureza crítica, A Forrester Research criou uma lista das 10 habilidades principais que os lideres de TI deveriam encontrar em seus gerentes de projeto. São elas:

1. Inteligencia Emocional: a habilidade de perceber em eventos e interações (verbais e não verbais) inputs que podem ser processados dentro do contexto dos planos de projetos.

2. Comunicação Adaptativa: a habilidade de articular sobre idéias de terceiros, seja por escrito ou oralmente, para uma gama de indivíduos, grupos ou culturas usando as técnicas mais eficazes de comunicação indicadas para cada um desses grupos.

3. Habilidades com Pessoas: a habilidade de construir, rapidamente, e manter relacionamentos positivos com os membros da equipe e stakeholders (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em administração que refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder).

4. Habilidades Gerenciais: a habilidade em servir, motivas e focar uma equipe, além de fomentar a colaboração entre os membros da mesma.

5. Flexibilidade: a vontade e habilidade de mudar sua condução na gerencia de projetos e / ou o curso de uma ação em resposta às necessidades do negócio.

6. Tino Comercial (business savvy): conhecimento sobre os negócios, estratégia e ramo da empresa. Habilidade de entender a estratégia, e alinhar trabalho tático ao estratégico.

7. Capacidade Análitica: habilidade de enxergar atráves dos problemas e decisões.

8. Foco no Cliente: habilidade de compreender as necessidades do usuário ou cliente final e o caminho para assegurar que os projetos atinjam aquelas necessidades.

9. Orientação a Resultados: habilidade de conseguir que as coisas sejam feitas com eficiência e eficácia.

10. Caráter: o gerente de projeto deve ter uma personalidade atraente e um forte caráter moral e ético.

Notadamente, as habilidades técnicas e tradicionais do gerenciamento de projetos estão fora da lista das principais habilidades da nova geração de gerentes de projeto da Forrester, mas isso não por esses habilidades não serem mais necessárias.

Embora essas habilidades continuem importantes, Forrester afirma que as habilidades mais sutis são mais difíceis de apreender do que as habilidades mais rígidas do gerenciamento de projetos. Poderá ser mais fácil para as organizações contratar indivíduos que tenham como ponto forte as habilidades chave acima, “mesmo que não tenham experiência comprovada nas práticas mais tradicionais de gerenciamento de projetos”.

Essa é uma opinião qeu certamente acenderá uma centelha de controvérsia nos círculos de gerenciamento de projetos, mas ela marca o ponto de mudança da natureza do assunto.“Esse assunto é essencial para o seu sucesso hoje, e será ainda mais crítico na próxima década quando o contexto de desenvolvimento de sistemas e de negócios evoluir”, diz Gerush. “As habilidades tradicionais relacioadas ao desenvolvimento de softwares e as capacidades técnicas ainda são mandatórios quando as empresas buscam por gerentes de projeto, mas as novas habilidades rapidamente estão tomando a frente nesse ponto”.

******************
Por Meridith Levinson
– fonte: http://www.cio.com/article/505594/The_10_Key_Capabilities_of_Next_Generation_Project_Managers
- Interpretação: Fábio Soares

Nenhum comentário: