quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As 10 Habilidades Chave da Próxima Geração de Gerentes de Projeto - Parte 1/2

Para ter sucesso hoje, gerentes de projeto precisam ter mais habilidades e capacidades do que nunca. Não basta mais ser fluente nas melhores práticas de gerenciamento de projetos, ferramentas e metodologias.

Por Meridith Levinson

Os gerentes de projeto devem ter o trabalho mais difícil da área de TI, uma vez que são responsáveis por assegurar que os projetos sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento. De acordo com um novo relatório da Forrester Research, a posição de gerente de projeto tem cada vez mais demanda e está cada vez mais difícil de ser preenchida.

Já não é mais suficiente que um gerente de projetos possua um boa habilidade na lida com pessoas e tenha um bom conhecimento das melhores práticas de gerenciamento de projetos, ferramentas e metodologias. Para ter sucesso, e ser contratado, hoje, gerentes de projeto precisam de técnicas de liderança superiores, eles precisam ser flexíveis e focados em valores de negócios, e precisam cada vez mais estarem familiarizados com a metodologia de desenvolvimento de softwares Agile (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_%C3%A1gil_de_software), diz a analista da Forrester Mary Gerush em seu artigo “Defina, Contrate e Desenvolva sua Próxima Geração de Gerentes de Projeto”. Como uma gerente de projetos aposentadas, Gerush e alguns colaboradores entrevistaram profissionais da área de TI e especialistas em gerenciamento de projetos de uma grande variedade de empresas, incluindo Chevron, Microsoft e LiquidPlanner.

Gerush nota que o aumento das dificuldades nas condições de projetos estão mudando o perfil dos gerentes de projeto e as habilidades relacionadas a eles. “As organizações estão se esforçando para entregar os produtos (softwares) cada vez mais rápido, sem diminuir a qualidade ou aumentar os custos”. Como resultado, ela observa, elas estão migrando das metodologias tradicionais de desenvolvimento de software para as metodologias mais próximas das Agile.

A transição para a metodologia de desenvolvimento Agile “muda as diretrizes de um gerente de projetos de um controlador para um facilitador”, diz Gerush, porque as metodologias de desenvolvimento Agile são baseadas em equipes multifuncionais e auto gerenciáveis. Em um ambiente de desenvolvimento de softwares Agile, a investida do tipo “comando e controle” dos gerentes de projeto é contra-produtiva, nota Gerush. Ao invés de impor regras e se certificar que os membros da equipe estão seguindo os processos e procedimentos de gerenciamento de projetos, os gerentes de projeto da próxima geração precisam focar na melhoria da colaboração e remoção de obstáculos e distrações de forma que os membros da equipe de projetos possam concluir suas tarefas dentro do prazo e do orçamento previsto.

Outra tendência de mudança das regras de gerenciamento de projetos é a necessidade das companhias em tornar os negócios e os processos de TI mais enxutos. “As organizações perceberam que os métodos empregrados no processo de desenvolvimento de softwares estão inchados com processos e artifícios que agragam pouco ou nenhum valor, eles estão tendendo para os chamados “Lean Softwares” – e essa transição irá mudar significativamente a forma como os softwares são desenvolvidos”, diz Gerush. “Project Management Offices (PMOs) estão a procura de meios para agilizar seus processos de forma a focar sobre valores e eliminarem esforços e documentações desnecessários: os gerentes de projeto devem se adaptar a se comunicar mais e documentar menos”. Isso significa que gerentes de projeto precisam ser flexíveis o suficiente para adaptarem suas abordagens às necessidades do negócio. O que também significa que eles precisam possuir habilidade de comunicação ainda mais fortes do que no passado.

Na medida em que as companhias estão distribuindo o desenvolvimento de seus softwares ao redor do mundo, a habilidade dos gerentes de projeto em se comunicar e se relacionar com pessoas de diferentes culturas tornasse cada vez mais importante.

Os gerentes de projeto também precisam focar mais em valroes de negócios. Nesse ambiente econômico, onde cada dólar gasto é examinado e os recursos são cada vez mais escassos, as empresas estão pretando mais atenção para o valor do negócio que deseja entregar. A próxima geração de gerentes de projeto veêm como sua regra primordial trazerem valores a companhia, e não apenas completarem projetos dentro do prazo e orçamento.“Através de sua compreensão das práticas de gestão de projetos e suas capacidades técnicas, gerentes de projeto bem qualificados fazem mais do que manter os projetos na linha, “ diz Gerush. “Eles conduzem equipes de projeto a produzirem exelentes resultados excelentes através da análise e compreensão das necessidades dos clientes e ajudando as equipes a trabalharem juntas efetivamente. Isso melhora a satisfação do cliente e o valor do negócio, o que leva a relações melhoradas do negócio de TI”.


*********************************
– fonte:
http://www.cio.com/article/505594/The_10_Key_Capabilities_of_Next_Generation_Project_Managers
- Interpretação: Fábio Soares

Nenhum comentário: